Os cruzamentos são pontos críticos no trânsito urbano. A interação entre diferentes vias e o fluxo intenso de veículos e pedestres tornam essas áreas vulneráveis a sinistros. A complexidade aumenta, pois veículos de diferentes direções se encontram, frequentemente em velocidades variadas.
Para garantir a segurança de todos é essencial adotar medidas eficientes e conscientes.
A falta de atenção e a imprudência são inimigas da segurança no trânsito; em cruzamentos, ainda mais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em sinistros de trânsito no mundo, sendo que 60% dessas mortes ocorrem em pontos críticos, entre eles, cruzamentos.
Sabemos que fiscalização, tecnologia e infraestrutura urbana são essenciais. Mas a segurança viária também depende, e muito, de compromisso coletivo. Seguem algumas dicas práticas de como tornar nossos cruzamentos mais seguro:
Quando órgãos públicos, entidades privadas e a sociedade de modo geral trabalham juntas, o trânsito deixa de ser um desafio a ser vencido e passa a ser vivido como o que é – um espaço coletivo e democrático.
PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ. Faça a sua parte; garantir cruzamentos seguros é um compromisso coletivo.
O Trânsito Ideal é um projeto da Perkons S.A. para disseminar informações e conteúdos educativos. Confira dicas de comportamento, jogos para crianças, notícias interessantes e muito mais.