ARTIGOS

Cuidados com as crianças no trânsito

É muito importante que um adulto acompanhe o pequeno pedestre, segurando-o firme pelo pulso, e ensine como se comportar no trânsito.
Cuidados-com-as-criancas-no-transito

Os pais são os principais modelos de comportamento para as crianças. Por isso é importante que você eduque seus filhos. Além da conversa, para que as crianças assimilem e adotem um comportamento seguro, é essencial que os pais dêem o exemplo. Caminhe com seu filho, mostrando como se comportar de forma correta e escolha caminhos seguros, com poucas ruas para atravessar.

ATENÇÃO
– As crianças também aprendem as regras de trânsito na escola. Compartilhe as informações com elas para aprender novas dicas e aplicá-las com seus filhos.
– Não permita que uma criança menor de 10 anos atravesse a rua sozinha. É muito importante que um adulto acompanhe o pequeno pedestre, segurando-o firme pelo pulso. As crianças têm dificuldade de julgar a distância e a velocidade em que os carros estão.
– Vista as crianças com roupas de cores claras e fortes, ou com detalhes reflexivos quando forem sair à noite ou ao entardecer. Como elas são menores, muitas vezes os motoristas não conseguem vê-las.

Lembre-se as brincadeiras devem ficar pra bem longe da rua. Também é muito perigoso brincar em entradas de garagens, estacionamentos e quintais sem cerca. Jogos com bola, skate, patins ou bicicletas devem ser feitos em parques ou ciclovias.

» Conheça o Guia do Programa Criança Segura Pedestre e descubra como contribuir com o trânsito para melhorar a segurança de crianças em sua comunidade

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Em meio a um cenário urbano movimentado, perigos muitas vezes invisíveis ameaçam a segurança dos pedestres: a distração causada pelo uso de fones de ouvido e celulares.
O trânsito não é feito de carros, caminhões, ônibus. Ele é feito de gente, como você!

Trânsito ideal é o trânsito mais educado!

O Trânsito Ideal é um projeto da Perkons S.A. para disseminar informações e conteúdos educativos. Confira dicas de comportamento, jogos para crianças, notícias interessantes e muito mais.

APOIAMOS