ARTIGOS

Segurança ao pegar a estrada

Viajar com tranquilidade e sem imprevistos é o que todos procuram, mas, para isso acontecer, é necessário planejamento e a conduta adequada na estrada.
Seguranca-ao-pegar-a-estrada

Antes de sair para viajar é importante fazer um check-up completo do veículo e dos acessórios de emergência:
– comece pela calibragem dos pneus, levando bagagem ou mais de duas pessoas, os pneus devem ser calibrados com uma libra a mais. Verifique especialmente o estepe, pois muita gente ainda fica na estrada por não perceber que está vazio.
– observe o nível de todos os fluidos do veículo em terreno plano. Verifique o nível de água no radiador e do óleo de motor. Se estiver abaixo do limite, o motor pode fundir. Revise os filtros de ar e de combustível.
– revise todo o sistema de iluminação (faróis, luz de freio, de ré e o pisca alerta).
– verifique as palhetas e borrachas do limpador de para-brisa. Se necessário, limpe as saídas do esguicho de água.

Bagagem
Crédito: Blog de Rotas

Organizar as bagagens também é um procedimento importante para cair na estrada. Divida o peso igualmente sobre os dois eixos e evite sobrecargas. No porta-malas, coloque os volumes mais pesados no fundo e de forma centralizada, porque o excesso de peso na parte traseira poderá diminuir a aderência das rodas dianteiras. Quando o veículo está carregado tende a escapar mais em curvas. Evite manobras e frenagens bruscas e, nas descidas, utilize freio-motor.

Dicas gerais antes e durante o trajeto:
Confira os documentos do carro, os seus e de outros motoristas com quem pode revezar a direção.
– Observe e respeite a sinalização. Dirija sem pressa e mantenha velocidade média constante durante o percurso. Quando se aproximar do perímetro urbano, reduza a velocidade.
– Só ultrapasse quando tiver ampla visão da pista a sua frente.
– Sempre que um caminhão ou um ônibus se aproximar de seu veículo, principalmente em descidas, não impeça sua passagem. Evite ficar na frente deles, pois como são veículos maiores e mais pesados, eles precisam de um espaço grande para frenagem.- Se a luz dos outros carros estiver ofuscando sua vista, fixe o olhar na faixa central ou na união entre a pista e o acostamento direito. Caso o problema seja com o carro que esta atrás, coloque o retrovisor na posição noite.
– Se houver neblina utilize luz baixa e diminua a velocidade suavemente. A luz do pisca alerta não pode ser ligada com o carro em movimento, pois o motorista que vem atrás pode julgar que seu carro está quebrado na pista e desviar, podendo atingir outro veículo.
– Fique atento ao trajeto, mesmo achando que conhece todos os passos da estrada. Se quiser apreciar a paisagem, passe a direção à outra pessoa.
– Em viagens longas, mantenha o interior do veículo bem ventilado e habitue-se a parar a cada duas horas, mesmo que não sinta cansaço. Quando sentir sono, reveze a direção ou siga até o posto policial mais próximo. Não use o acostamento ou estacione em lugares ermos para descansar.


» Revisão do carro antes viajar

» Auto Esporte – Revisão no carro é fundamental


» Especialista dá algumas dicas de manutenção do carro para viajar com segurança


» Veja o que checar no carro antes de pegar a estrada (G1)

» Regra dos dois segundos

Para evitar colisão traseira ou engavetamento é necessário manter uma distância segura entre veículos. Uma dica é seguir a “regra dos dois segundos”:
1. Escolha um ponto fixo na estrada (uma árvore, placa ou um poste, por exemplo). Quando o carro que vai à sua frente passar por esse ponto, conte pausadamente 1.001 e 1.002. A contagem deve levar dois segundos.
2. Se você passar pelo ponto antes dessa contagem, é sinal de que não está a uma distância segura do carro da frente e o correto é reduzir a velocidade.
IMPORTANTE: Em dias de chuva, quando o automóvel que vai a sua frente passar por esse ponto, conte de 1.001 a 1.005, pausadamente. Você deve levar cinco segundos para fazer a contagem.
Fonte: Gazeta do Povo, 7/11/04

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Em meio a um cenário urbano movimentado, perigos muitas vezes invisíveis ameaçam a segurança dos pedestres: a distração causada pelo uso de fones de ouvido e celulares.
O trânsito não é feito de carros, caminhões, ônibus. Ele é feito de gente, como você!

Trânsito ideal é o trânsito mais educado!

O Trânsito Ideal é um projeto da Perkons S.A. para disseminar informações e conteúdos educativos. Confira dicas de comportamento, jogos para crianças, notícias interessantes e muito mais.

APOIAMOS