ARTIGOS

Valorizar a vida no trânsito é sua responsabilidade 

Stylish-young-couple-posing-outdoors-young-man-with-bristle-cap-with-girl-with-long-hair-happy-young-people-are-walking-around-city-portrait-close-up
Créditos: Freepik

Diariamente, milhões de pessoas fazem uso das vias e rodovias do país, ou seja, do trânsito.  São pedestres, condutores, ciclistas, passageiros, motociclistas. Gente de todas as idades e classes sociais, de norte a sul, se deslocando a lazer, para o trabalho ou trabalhando atrás de um volante. O trânsito é um dos locais mais democráticos que existem!   

No entanto, a realidade do trânsito no Brasil é marcada todos os anos por uma alarmante quantidade de mortes e feridos graves, resultado de erros que muitas vezes poderiam ser evitados simplesmente com o respeito às leis e com atitudes mais responsáveis. É mais do que urgente entendermos, como sociedade, que a responsabilidade no trânsito é de todos! Nenhuma vida perdida no trânsito deve ser aceita ou tolerada.  

Impacto emocional, social e econômico 

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Brasil registra cerca de 46 mil mortes anuais em sinistros de trânsito, o que equivale a 125 vítimas fatais por dia, uma morte a cada 15 minutos.  

Cada morte representa não apenas a dor incalculável da família, mas também o custo emocional e econômico para a sociedade como um todo. Em números absolutos, o Brasil gasta, atualmente, R$50 bilhões ao ano em sinistros de trânsito (entre gastos com saúde, indenizações e previdência), mostra levantamento feito pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Esses recursos poderiam ser aplicados em diversas outras áreas como saúde, educação e segurança pública.  

A responsabilidade é coletiva e individual 

Cada indivíduo tem um papel fundamental na segurança no trânsito. Motoristas precisam cumprir os limites de velocidade determinados na via, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, sempre usar o cinto de segurança e agir com cautela nas ultrapassagens. Da mesma forma, os demais usuários da via também têm responsabilidades. Pedestres devem atravessar nas faixas de pedestres e respeitar sinais de trânsito, enquanto ciclistas devem usar capacete e equipamentos de proteção para garantir sua segurança, e não utilizar calçadas. Motociclistas são o grupo que mais aumenta entre as vítimas graves e fatais de sinistro no país. O uso de capacete é obrigatório, item mandatório para sua segurança! Respeitar velocidade, sinalização e evitar imprudências também poderiam evitar muitas das mortes que temos hoje.  

Pensar nas vítimas do trânsito vai além de lamentar as perdas: é preciso adotar atitudes preventivas que mudem esse cenário trágico. Ao agir com responsabilidade, respeito e empatia afirmamos que a vida de cada ser humano tem valor, e contribuímos para um trânsito mais seguro e humano, e para uma sociedade mais consciente, produtiva e feliz.

COMPARTILHAR

Trânsito ideal é o trânsito mais educado!

O Trânsito Ideal é um projeto da Perkons S.A. para disseminar informações e conteúdos educativos. Confira dicas de comportamento, jogos para crianças, notícias interessantes e muito mais.

APOIAMOS