Ecodriving ou Eco-condução é o termo usado para representar uma forma mais consciente e eficiente de dirigir, de modo a usar menos combustível para percorrer as mesmas distâncias. Trata-se de reduzir os impactos econômico e ambiental nos deslocamentos feitos com os veículos motorizados, aproveitando os benefícios que as últimas tecnologias incorporadas aos veículos proporcionam.
Há cinco regras básicas a seguir para obter melhor desempenho:
1. Prever o fluxo de tráfego
Antes de sair de casa, planeje a sua rota. Estude o caminho mesmo se for utilizar um navegador. Isso evita voltas desnecessárias que irão aumentar o tempo do percurso e o gasto de combustível. Enquanto dirige, observe o trânsito atentamente para antever problemas. Não fique muito próximo do veículo da frente para ter espaço caso seja necessário frear. Se for possível, evite os horários de pico – início do dia e final da tarde – quando o trânsito intenso irá aumentar o consumo, por causa da aceleração e desaceleração constante.
Crédito: Divulgação
Antes de iniciar o trajeto, planeje sua rota.
2. Manter uma velocidade constante e baixas rotações
Saia com antecedência para fazer o seu caminho com uma velocidade menor. Testes realizados no centro de pesquisas da Petrobras mostram que o consumo de combustível a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h. Dirigir em velocidade moderada e na rotação adequada é mais seguro e econômico.
3. Trocar a marcha com a rotação adequada
Cada modelo de carro tem o giro ideal para melhor aproveitamento do motor, seja de desempenho ou economia. Muitos veículos mostram a faixa ideal de rotação para serem mais econômicos, que geralmente fica entre 2.000 e 3.000 giros ou RPM do motor. O motorista deve trocar as marchas de forma a se manter dentro dessa faixa de rotação.
Crédito: Divulgação
Conta-giros com faixas demarcadas para orientar a economia de combustível.
4. Verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês
Um pneu descalibrado pode ser responsável pelo aumento do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento. Uma pressão de 20% abaixo da recomendada aumenta o consumo em 1,7% (em viagens de longa distância). O ideal é fazer a calibragem sempre, pelo menos uma vez por mês, dependendo das orientações do fabricante.
5. Avaliar os impactos do consumo extra de energia
O conforto proporcionado pelo uso do ar-condicionado é indispensável durante os dias quentes. Mas é importante que o motorista tenha consciência de que usá-lo pode aumentar o consumo de combustível em até 20% (dependendo do uso do carro ). Assim, é melhor utilizá-lo com moderação.
Mas não é necessário deixar de usar o ar, apenas algumas mudanças já fazem toda diferença no final do mês. Por exemplo, deixar o carro na sombra ou desligar o ar alguns minutos antes de chegar ao destino final.
Benefícios do Ecodriving
• Melhora a segurança viária
• Aprimora as habilidades de condução
• Economiza combustível (de 5 a 15% em longo prazo)
• Proporciona menores custos na manutenção de veículos
• Reduz os custos gerados por acidentes
• Reduz as emissões de CO2
• Reduz ruído
• Conduz com mais consciência e responsabilidade
• Gera menos estresse durante a condução
• Garante maior conforto para motoristas e passageiros
Ecodriving é a ideia de pensar em mobilidade e no meio ambiente quando o assunto é a segurança viária, envolvendo boas práticas de direção e manutenção adequada do automóvel para evitar o consumo desnecessário de combustível.
Fontes: Ecodrive,org; Renault.
Crédito: Divulgação
Anúncio do Energy Saving Trust, que diz “Quanto maior a marcha menor o consumo de combustível”.
O Trânsito Ideal é um projeto da Perkons S.A. para disseminar informações e conteúdos educativos. Confira dicas de comportamento, jogos para crianças, notícias interessantes e muito mais.