ARTIGOS

Boas condutas para ciclistas

Confira algumas dicas para andar bem de bicicleta.
Boas-condutas-para-ciclistas

Para andar de bicicleta, não basta apenas ter equilíbrio e pedalar. Os ciclistas também devem contar com equipamentos de segurança que permitam que eles, pedestres e outros motoristas realizem seus trajetos com tranquilidade. Além do capacete, que é obrigatório, é importante que os ciclistas também utilizem joelheiras e cotoveleiras, responsáveis por reduzir o impacto ou o risco de ferimentos graves, bem como usar roupas claras à noite, para ficar mais visível aos motoristas e utilizar adesivos reflexivos na roupa e na bicicleta. Confira itens obrigatórios para as bicicletas: campainha, espelho e refletores dianteiros, traseiros e nos pedais.

Crédito: Agência Brasil
Condutor dicaciclistas1
Com um forte crescimento em todo o Brasil da frota de automotores, a bicicleta tem se tornado quase que um clamor popular.

Ver e ser visto

O ciclista atento aos dispositivos de iluminação da bike e faixas refletivas nas vestimentas garante maior segurança ao pedalar, especialmente no crepúsculo e à noite. Também ao acompanhar a trajetória dos demais veículos pelos espelhos retrovisores, sinalizando e indicando sempre o que vai fazer. Isso melhora a comunicação no trânsito e o compartilhamento do espaço com os demais usuários. 

Cuidados pra pedalar

Outros cuidados também contribuem para uma pedalada sem inconvenientes. Confira:
– Trafegar, sempre que existir, em ciclovias e ciclofaixas;
– Afastar-se ao máximo do fluxo de veículos quando trafegar no acostamento das vias;
– Trafegar sempre no mesmo sentido dos veículos;
– Prestar atenção às curvas, cruzamentos e pontos de ônibus;
– Ter cuidado ao passar por carros estacionados: as portas podem ser abertas e causar acidentes;
– Nunca pegar carona na traseira dos veículos motorizados;
– Sinalizar suas manobras: virar à direita, à esquerda ou parar;
– Quando em grupo, seguir sempre em fila única;
– Não andar de bicicleta depois de consumir qualquer bebida alcoólica.

Reaprendendo a pedalar

Um dos grandes entraves a um maior uso da bicicleta no trânsito urbano, especialmente nas grandes cidades, é a imprudência – tanto por parte de motoristas como dos próprios ciclistas. Para evitar isto, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) busca mudar essa realidade por meio do curso Pedalar com Segurança, que orienta quem quer andar de bicicleta a evitar perigos e situações de risco.

A carga horária é de oito horas (quatro horas teóricas e quatro práticas), e o valor do curso é gratuito. Segundo o site da CET, os assuntos tratados são: os equipamentos de segurança; a manutenção da bicicleta; o Código de Trânsito Brasileiro e seus artigos relacionados ao ciclista; técnicas e exercícios de frenagem, equilíbrio, mudanças de marchas; aspectos importantes relacionados à saúde do ciclista, como postura corporal, alimentação, necessidade de aquecimento e de alongamento. Mais informações: (11) 3871-8625, (11) 3871-8687 ou dco2@cetsp.com.br.

Se você não é de São Paulo, tente procurar cursos similares na sua cidade junto à Prefeitura ou mesmo a ONGs existentes na região. Se existirem, ajude a divulgar. Caso não existam, seja um precursor: sugira às autoridades municipais, busque um grupo de pessoas com o mesmo interesse e pressione. Muitas vezes, o primeiro passo é dado pela própria população!

Créditos: Reprodução/Divulgação CET – Montagem: André Marques
Condutor dicaciclistas3
Em São Paulo, por exemplo, não são raros flagras de imprudência, mas a CET realiza o curso Pedalar com Segurança, para tentar mudar essa realidade.

Fontes: Biblioteca virtual em saúde; Trasnporte Ativo; CET-SP.

Na hora de estacionar, o ciclista também deve dar o exemplo. Confira o infográfico produzido pela Ong Transporte Ativo com algumas dicas na hora de dar uma paradinha:
Condutor dicaciclistas2
[ampliar]

» Ciclovias com faixas que ‘acendem’ e com pistas aquecidas

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Em meio a um cenário urbano movimentado, perigos muitas vezes invisíveis ameaçam a segurança dos pedestres: a distração causada pelo uso de fones de ouvido e celulares.
O trânsito não é feito de carros, caminhões, ônibus. Ele é feito de gente, como você!

Trânsito ideal é o trânsito mais educado!

O Trânsito Ideal é um projeto da Perkons S.A. para disseminar informações e conteúdos educativos. Confira dicas de comportamento, jogos para crianças, notícias interessantes e muito mais.

APOIAMOS